Hoje vamos falar dos cães albinos, suas características e alguns cuidados que devemos ter com esses cães.
Albinismo
Albinismo é uma condição causada pela deficiência na produção de melanina. Animais com esse problema são muito brancos e, dependendo do grau, apresentam alterações até mesmo na cor dos olhos e dos cabelos. A maioria dos cães com albinismo tem pele pálida, problemas oculares e são sensíveis ao sol.
Prejuízos à saúde
Na visão: astigmatismo, sensibilidade à luz ou visão embaçada. Nos olhos: nervo óptico subdesenvolvido, olho preguiçoso ou movimento involuntário rápido. Na pele: perda de cor ou sarda, tornando-se sensível à luz solar.
ALERTA IMPORTANTE
Cada vez mais, vejo em grupo de animais, pessoas cruzando animais albinos e gerando mais filhotes albinos. O que as pessoas precisam entender é que o albinismo, apesar de dar uma aparência bonita em alguns animais, não é apenas uma característica física e sim uma doença que trás prejuízos e transtornos para vida do animal.Cruzar um animal albino é falta de responsabilidade, amor para com os filhotes e escrúpulo por saber que esses filhotes sofrerão por toda a vida com a doença.Por isso, NUNCA CRUZE OU COMPRE UM CÃO ALBINO, pois comprando esse animal vc estará financiando essa prática estupida de produção de animais doentes. Só ressaltando que o albinismo pode ser parcial, expresso em apenas uma parte do corpo do animal, ou total.
Meu cão é filho de um albino, porém não é albino. Posso cruza-lo?
Não, pois mesmo que ele não expresse a característica do albinismo, ainda sim ele é portador do gene para o albinismo, o que significa que mesmo que ele não seja albino os filhotes dele podem nascer albinos!
Cuidados importantes
Com relação à dificuldade de enxergar, é essencial o tutor não mudar os móveis de lugar ou deixar objetos espalhados pela casa. Pode atrapalhar o pet e complicar ainda mais seus movimentos. São basicamente os mesmos cuidados necessários ao cão cego .
Um cachorro que não vê muito bem torna-se desconfiado e mais reservado, justamente por não ter segurança de onde está pisando, por exemplo. O tutor deve sempre passar segurança ao bichinho, para ser mais independente e confiar também em visitas e pessoas novas.
A pele precisa também de uma atenção especial, principalmente na hora de passear. Pouca gente sabe, mas já existe protetor solar para proteger os cães dos raios UVA, que mais prejudicam o pet albino.
É comum o cão desenvolver alergias. Alguns materiais, como o metal, pode afetar a saúde do cão. Certos exames e o próprio veterinário consegue auxiliar na identificação dessa parte.
Exige, ainda, um cuidado extra no banho, já que o shampoo deve ser próprio para pele sensível, ou seja, suave. Mas o ideal é consultar o veterinário para entender qual desses produtos é o mais indicado - inclusive que tipo de bloqueador solar usar.
Para estar exposto ao sol outra opção é colocar roupinhas leves e não tão quentes para o pet passear sem problemas. É uma forma confortável de garantir a proteção.
Não existe um tratamento exato para o cachorro albino, mas esses cuidados já ajudam muito e garantem a qualidade de vida do pet.
Cuidados retirados o site: Canal do pet IG
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA foto do meu filhote estava linda. Pena que removeu.
ExcluirMuito boa a matéria. Parabéns!
ResponderExcluirBoas explicações!👍
ResponderExcluirEstou com um filhote de lhasa ele é albino, ele tem o cheiro muito forte, já sai do banho fedendo, isso é por ele ser albino?
ResponderExcluir