segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Lhasa Prapso

Hoje iremos falar de um assunto um tanto polêmico em meio aos amantes dos Lhasa Apsos, o famoso Lhasa Prapso, lembrando que todos os artigos são baseados em pesquisas de artigos estrangeiros, entre outros. Pesquisando sobre o assunto, encontrei diversos sites e blogs brasileiros abordando-o e que descrevia os Prapsos como cães filhos de pais puros, porém com aparência diferenciada devida a uma mutação genética, o cão não apresentava a pelagem com o crescimento por igual, o mesmo só tinha pelagem longa apenas em algumas partes de seu corpo, além da mudança física o Prapso também sofreria mudanças comportamentais.



Por conter certos conhecimentos sobre genética resolvi procurar desvendar esse enigma. Pesquisando em sites estrangeiros não foi encontrado NENHUM artigo científico abordando esse assunto, o que é uma grande evidência de que os Prapsos não existem. Se os Prapsos existissem mesmo com certeza algum laboratório de engenharia genética já haveria feito algum estudo a respeito desses genes, não só para entender como funciona essa mutação, mas também para que ficassem conhecidos como pioneiros no assunto. Outra evidência é parar para analisar que esses casos nunca acontecem em canis de criadores responsáveis, na maioria dos casos acontecem em reprodutores caseiros e  muitas vezes de fundo de quintal que cruzam cães sem procedência, que muita das vezes parecem ser cães puros, porém já tiveram misturas inapropriadas com outras raças nos seus antepassados. Isso nos leva acreditar que o Prapso não se trata de uma falha genética, mas sim um gene comum que expressa a característica de outra raça. Essas evidências nos leva acreditar que os Lhasa Prapsos são apenas SRDs (Cães sem raça definida). Esses câes não devem ser cruzados e muito menos serem vendidos como puros uma vez que na sua árvore genealógica houve uma mistura de sangue.

Qual o problema disso?

Os Prapsos não sofrem nenhum prejuízo a saúde, porém essas misturas criam cães com características indesejadas. Penso que antes de adquirir um cão de raça, as pessoas pesquisem suas características físicas e comportamentais. Nos Apsos, as características que os tornam cães requisitados são sua pelagem exuberante e seu comportamento altamente equilibrado. Um cão vendido como puro, sendo misturado, pode trazer diversos transtorno para seu dono e para o próprio animal, uma vez que quando não atendem a expectativa de muitas pessoas, são devolvidos ou abandonados.

12 comentários:

  1. Eu tenho um lhasa prapso, filho de país puros. Minha cachorra não existe então?

    ResponderExcluir
  2. Não concordo, pois seria o mesmo que falar que um bebê humano que veio com um dedo a mais é um ET, pois seria filho de antepassado de um réptiL que tem 10 dedos. É ÓBVIO QUE É GENÉTICO!

    ResponderExcluir
  3. Tenho um dois Lhasas que são parentes e acidentalmente cruzaram, Um dos filhotes tem toda características do Lhasa Prapso.
    Com pelagem curta no focinho e nas perninhas. Parece um pequines.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curioso, sendo originado de 2 Lhasas puros e não sendo um deles um Shitzu, já que esta raça sim, é originária do cruzamento do Lhasa com o Pequinês. Mistérios da genética!

      Excluir
  4. Minha Flora também é filha de pais puros... E nasceu diferente dos irmãos.
    Como dizer que ela é SRD???? Me deu até nojo🤪

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nojoo? Nojo de que? Da sua cachorra não ter raça? Por acaso cães de raça são melhores que SRD? Você deveria é ter nojo de si própria por achar que raça vale mais que um sem.

      Excluir
    2. Nojo sim!! Não me importo nem um pouco com a raça criatura... Nojo é do pouco caso que fizeste de nossos pets, como se eles não existissem. Preconceituoso é você 👍

      Excluir
  5. Eu tenho uma prapso ,filha de pais puros também , é linda , comportamento excelente , ela existe,nunca botei ela pra cruzar mais acho que se botar com ihasa puros daria lindos filhotes sim.minha cadela não é um ET.so ela entre os irmãos nasceu assim com a pelagem curta.mais as características são iguais é até mais econômico.em relacao a ter que tozar.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Acho que adotei uma cadela com essas características.
    Como faço para enviar fotos?
    Gostaria de mais informações.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. A minha veio de pais puros,e acredito que para se dizer que os prapsos podem serem SRD tem que ter a certeza,pra mim a pessoa está dizendo algo que não tem certeza,é um assunto estúpido,pois mesmo se for SRD qual o problema! Pou dizer quem é você pra dizer si deve ou não uma prapsos cruza,eles não são uma doença,a minha é linda onde vai chama atenção,e ela teve filhotes lindos e saudáveis,pra mim a imperfeição está no preconceito estúpido dessas pessoas que querem se aparecer. E ainda ressalta que quando pode ter cruzado com cão sem procedência,sem procedência é a sua estupidez,você nem viu e conhece os pais desses cachorros,e mesmo si fosse,você não tem esse direito de dizer isso,minha prapso é lindíssima saudável e muito amada.

    ResponderExcluir