segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Dentinhos para fora




Olá, hoje iremos falar de um assunto pouco abordado. É muito comum vermos diversos Lhasas ou até mesmo Shih Tzus por ai com os dentinhos inferiores amostras mesmo estando com a boquinha fechada, muitos dizem ser normal ou ser uma característica tipica da raça, outros dizem que é uma má formação. E aí, qual seria a justificativa para isso? Será que realmente é ou não prejudicial para o cão? Então vamos descobrir isso juntos!



Cães Prognatas


Antes de seguirmos precisamos entender o que é um cão prognata. Um cão prognata é um animal cujas mandíbulas não são alinhadas, onde uma se sobrepõe sobre a outra. O prognatismo pode ser superior ou inferior, porém é mais comum ver prognatas inferiores. Qualquer raça esta sujeita ao prognatismo, em muitas delas o prognatismo é visto como uma falha genética e uma característica indesejável, porém em outras, é uma característica desejável da raça, como no Buldogue Inglês, Pug, Lhasas e Shih Tzus. 



Lhasas e Shih Tzus 


Lhasa Apso
Ambas as raças são prognatas inferiores, é uma característica desejável que faz parte do padrão dessas raças. Agora temos que entender até onde esse prognatismo pode ser considerado normal para elas. É simples de entender, ao estar de boca fechada os dentes não podem em hipótese alguma ficarem amostra, pois se trata de um prognatismo excessivo que trás prejuízos a saúde do cão. O prognatismo excessivo não tem cura, nem tratamento, uma vez que a má formação se dá no cão, ele terá que conviver com ela pro resto de sua vida.



Prejuízos a saúde


Mordedura correta
Os cães com prognatismo excessivo podem sim sofrer com a má formação, pois o animal pode sentir dificuldade para respirar e para se alimentar também uma vez que suas mandíbulas não são alinhadas dificultando a mastigação. Por isso, se você tem um cão com prognatismo excessivo, jamais, em hipótese alguma deve reproduzi-lo pois o prognatismo é uma característica genética e é passada de pai para filho.



sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Tratamento para fazer o pelo crescer mais rápido

Todo mundo quer ter um Lhasa Apso majestoso, com uma pelagem exuberante até o chão, típico de cães de exposição, porém alguns cães não apresentam um bom crescimento de
pelagem, então isso pode demorar muito, porém alguns tratamentos podem acelerar esse crescimento da pelagem, a receita é simples e muito fácil de fazer. Antes de tudo você precisa está ciente dos cuidados básicos com o pelo, como o ato de escova-lo diariamente usando uma boa escova de pinos sem bolinhas nas pontas e um pente de aço, lembrando que rasqueadeiras não são interessantes para cães de pelagem longa e lisa pois elas acabam danificando e quebrando a pelagem. Caso tenha intenção de levar seu cão para participar de exposições de beleza também seria interessante guardar o pelo comos big papelotes e prender os bigodes e a franja.


Vamos a receita:


Você irá precisar dos seguinte componentes:

Monovin A: Esse é um componente fundamental, ele é um óleo rico em vitamina A, que estimulará o crescimento do pelo. Deve ser colocado 10ml do produto em 300ml de shampoo. Nunca coloque no condicionador ou na máscara de hidratação, pois se ficar algum resíduo no pelo do animal pode deixar o pelo duro e assim se quebrará com facilidade durante a escovação. Você encontra o monivin-A em lojas de agropecuária, pois ele é usado corriqueiramente em cavalos para estimular o crescimento da crina.


Os produtos a seguir devem ser adicionados a máscara de hidratação

Bepantol: Esse componente é essencial, principalmente se o seu cãozinho estiver com uma pelagem sem vida, brilho e movimento, ele é uma solução aquosa que devolverá a vida aos fios, tornando a pelagem mais sedosa e bonita. Esse produto você encontra facilmente em lojas de cosméticos ou farmácias. adicionar 10ml a cada 300g de máscara.

Vitamina E: A Vitamina E, não menos importante que os outros componentes tem uma função muito importante nesse processo, pois ela será encarregada de nutrir o bulbo capilar, tornando-o mais forte e menos propenso a quedas, isso é extremamente importante para que seu cão não perca a pelagem durante a escovação e tenha uma pelagem robusta e abundante. Adicionar de 3 a 5 Cápsulas a cada 300g de máscara.

Óleo de coco: O óleo de coco é um santo milagroso, ele fortalecerá, dará brilho, maciez, além de tratar também a pele do seu cão. Ele será responsável por deixar o pelo com um aspecto bonito e saudável além de dar peso e caimento aos fios. Adicionar 10ml a cada 300g de máscara.


Modo de uso:

Escove bem o seu antes de iniciarmos o tratamento, retire todo nó do pelo e logo em seguida molhe a pelagem com água morna. Depois que a pelagem estiver bem encharcada aplique o shampoo sobre ela e massageie bem por 5 minutos no sentido do crescimento dos pelos, retire todo produto com água corrente e abundante, em seguida repita o processo.

Após retirar todo shampoo da pelagem do animal aplique a máscara com os aditivos e deixe agir por 10 minutos sempre massageando o pelo no sentido do seu crescimento. Dado o tempo, retire todo o produto da pelagem do animal com água em abundancia e passe um condicionador para selar a cotícula do pelo e evitar que os nutrientes se percam. Após todos esses procedimentos seque seu cão com auxílio de um secador e finalize com um pouco de óleo aparador de pontas de sua preferência.

Ressaltando que o procedimento deve ser feito no intervalo mínimo de 15 em 15 dias, pois o excesso e vitamina A no pelo pode deixa-lo quebradiço.